A cidade de Salvador apresentou suas experiências para melhoria da segurança viária na capital durante o webinar “Desafio Visão Zero: Trânsito Mais Seguro nas Cidades Brasileiras”. O encontro, que aconteceu de forma virtual na manhã desta terça-feira (30), marcou o lançamento de um edital que irá selecionar municípios para um programa de capacitação desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A iniciativa do banco tem como objetivo apoiar o desenvolvimento e a implementação de iniciativas de segurança viária em cidades com mais de 200 mil habitantes. Além da capital baiana, apenas Fortaleza (CE) e Bogotá, capital da Colômbia, palestraram durante o evento on-line.
O secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, destacou os desafios enfrentados por Salvador ao longo dos últimos anos, além das experiências que deram certo e conseguiram reduzir o número de mortes no trânsito da capital baiana, tornando a cidade destaque no cenário internacional no quesito segurança viária. Dentre as iniciativas estão projetos como o Zona 30, de redução da velocidade em vias com alto número de pedestres, campanhas educativas e blitze de orientação e conscientização aos motoristas para evitar a combinação álcool e volante.
“Esse é mais um reconhecimento de que todo o trabalho que temos desenvolvido ao longo dos últimos dez anos tem apresentado bons resultados no trânsito de Salvador e conseguindo melhorar a mobilidade na cidade”, declarou Muller. Durante o evento, também foram apresentadas as experiências de programas de segurança viária que alcançaram bons resultados no Brasil e no exterior. O webinar teve a participação de representantes do BID e de lideranças da área de mobilidade urbana.